O Espiritismo é uma doutrina que se pauta pelo objetivo em apresentar
sem reservas, sem fantasias ou arrodeios.
Adenáuer Novaes
O que é o Espiritismo?
O Espiritismo é uma doutrina, codificada por Allan Kardec, que trata da origem e natureza dos espíritos e de suas relações com o mundo material. Seu foco básico é a natureza espiritual do ser humano: somos todos espíritos, encarnados ou não. É um conhecimento que parte da essência espiritual para explicar a existência material.
No livro “Conhecendo o Espiritismo”, Adenauer Novaes explica que “O Espiritismo penetra em quesitos fundamentais do conhecimento humano. Aborda questões morais, filosóficas, científicas e religiosas, daí porque se dizer que é Ciência, Filosofia e Religião. É Ciência porque, tendo método e objeto próprio, utiliza-se da observação e experimentação na busca de seu próprio desenvolvimento. É Filosofia porque responde às questões básicas do conhecimento humano. Estuda as origens do ser humano, de onde ele surgiu, para onde vai e quem é ele. É Religião, mesmo sem ter sacerdócio organizado, cultos ou rituais, porque busca integrar o ser humano a Deus. O Espiritismo é, então, o ponto de encontro desses conhecimentos. É a chave e o código que introduz o ser humano na compreensão de sua verdadeira natureza.”

Allan Kardec é o pseudônimo que o educador, escritor e tradutor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail adotou ao publicar em 1856 "O Livro dos Espíritos", que apresenta uma nova teoria do destino humano e da vida. Allan Kardec ficou conhecido como o grande propagador da Doutrina Espírita.
Em 1857, Kardec publicou uma edição revisada de "O Livro dos Espíritos" e se dedicou a estabelecer as bases da Codificação da Doutrina Espírita.
Graças aos ensinamentos recebidos de espíritos superiores através de vários médiuns, Kardec escreveu os cinco livros que se tornaram a base do espiritismo (Pentateuco).
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
O Evangelho Segundo o Espiritismo
O Céu e o Inferno
A Gênese
Codificação / Bibliografia
A Codificação do Espiritismo é composta pelos cinco livros compilados por Allan Kardec (Pentateuco), publicados entre 1857 e 1868. Nesses livros Kardec reuniu os ensinamentos dos espíritos, analisando-os e codificando-os para que ficassem claros para seus leitores e interessados no assunto.